Notícias

pimenta

04.09.2015

Pimenta. Termogênico natural para turbinar seu metabolismo

Coma mais pimenta! A pimenta é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo, já que ela é um alimento termogênico.

A substância que provoca esse efeito é a famosa capsaicina que é capaz de aumentar a taxa metabólica em até 20% (vocês já repararam como os orientais são de maneira geral mais magros? Eles consomem muita pimenta). Além de provocar queima de calorias, a pimenta emagrece também porque ela ajuda a diminuir o desejo de comer alimentos ricos em proteínas, carboidratos e gorduras, isso acontece porque a pimenta interfere no funcionamento do sistema nervoso simpático, o que leva a alteração do comportamento alimentar.

As pimentas do gênero Capsicum possuem muita vitamina C, e são ótimas para ajudar o sistema imunológico a manter o organismo sempre livre de infecções.

As pimentas também protegem contra os radicais livres, aumentam a resistência dos dentes e dos ossos, e ainda são capazes de otimizar a absorção de ferro no organismo.

A vitamina E também está presente nas pimentas, portanto, esse alimento é um poderoso antioxidante, capaz de combater o envelhecimento precoce e afastar alguns tipos de doenças crônicas.

As pimentas são benéficas para o organismo porque possuem atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram a digestão, diminuem os níveis de colesterol e, por ter efeito termogênico, ou seja, acelerar o metabolismo, ajudam a emagrecer.

Mas nem todas as pimentas trazem esta lista de vantagens. Para colher tais benefícios é preciso que a pimenta seja do gênero Capsicum. Entre as principais pimentas do gênero produzidas no Brasil estão: jalapeño, pimenta de cheiro, pimenta de bode, cumari-do-Pará, malagueta, dedo-de-moça, murupi, biquinho e cambuci ou chapéu de frade.

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
x