Notícias

29.07.2015

Dor nas articulações, a partir do intestino

Os médicos não têm certeza do que desencadeia a artrite reumatoide, uma doença em que o sistema imune ataca erroneamente suas articulações, mas um órgão de pesquisa emergente está se concentrando em um culpado potencial: as bactérias que vivem em nosso intestino.

Vários estudos recentes descobriram ligações intrigantes entre os micróbios do intestino, artrite reumatoide e outras doenças em que o sistema imunológico do corpo erra e ataca seus próprios tecidos.

Um estudo publicado em 2013 por José Scher, reumatologista da Universidade de Nova York, descobriu que pessoas com artrite reumatoide eram muito mais propensas a ter uma bactéria chamada Prevotella copri em seus intestinos do que pessoas sem a doença. Em outro estudo publicado em outubro, Scher descobriu que os pacientes com artrite psoriática, um outro tipo de doença autoimune comum, tinham níveis significativamente mais baixos de outros tipos de bactérias intestinais.

Esse trabalho é parte de um esforço crescente por pesquisadores de todo o mundo para entender como o microbioma – a massa de micróbios que vivem no trato gastrointestinal – afeta a nossa saúde em geral. O intestino contém até mil espécies de bactérias diferentes, que juntas pesam entre um e três quilos. Esta massa contém trilhões de células, mais do que o número de células que compõem os nossos próprios corpos.

“Tornou-se cada vez mais claro que esses micróbios podem afetar o sistema imunológico, mesmo em doenças fora do intestino”, diz Veena Taneja, imunologista da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, que encontrou diferenças claras na população bacteriana de camundongos criados para serem geneticamente propensos à artrite reumatoide. Cepas deClostridium se fazem presentes em camundongos com artrite e escassos em camundongos sem artrite.

“Isso é coisa de fronteira”, diz Scher, diretor do Microbiome Center for Rheumatology and Autoimmunity da NYU. “Esta é uma mudança de paradigma. Ao incluir o microbioma, nós adicionamos um novo jogador no jogo.”

Os cientistas estão especialmente intrigados pela forma como essas bactérias influenciam o sistema imunológico. Nas últimas décadas, a incidência de doenças autoimunes tem aumentado; muitos pesquisadores do microbioma argumentam que pelo menos parte desse aumento é devido a mudanças no nosso ecossistema bacteriano. Dieta alterada, a explosão do uso de antibióticos, e a diminuição do contato com o mundo natural de animais e plantas – tudo isso combinado transforma as bactérias que têm os seres humanos como suas casas.

Os micróbios são especialmente influentes no intestino, que abriga dois terços das células do sistema imunológico do corpo. Como caminho para a digestão, o trato gastrointestinal deve lidar com um fluxo constante de micróbios estrangeiros relacionados com os alimentos, que devem ser monitorados e, se prejudiciais, destruídos. Para fazer isso, nossos intestinos têm desenvolvido um extenso sistema imunológico, cujos efeitos vão muito além do intestino. As células imunes no intestino parecem ser capazes de ativar as células inflamatórias em todo o corpo, incluindo nas articulações.

Mas enquanto muitos cientistas estão confiantes da ligação entre o microbioma e artrite, eles não sabem qual o papel que as bactérias desempenham exatamente no desencadeamento da doença.

Dezenas de pesquisadores, incluindo Scher e Blaser, estão olhando para uma série de estratégias potenciais para se usar bactérias como remédio para doenças imunológicas. Já, milhões de americanos ingerem misturas de probióticos de bactérias benéficas que supostamente reivindicam tratar de tudo, desde acne à insônia. Scher, como muitos cientistas do microbioma, é cético a esse respeito. Por um lado ele diz não estar claro se a maioria dos micróbios de probióticos possa sobreviver ao processo digestivo.

Scher coloca mais fé em modificar o microbioma através da dieta. Ele observa que alguns pacientes com artrite reumatoide têm se beneficiado de cortar carne, ou adotar uma dieta mediterrânea (ricos em peixes, azeite e legumes e pobre em carne e gordura saturada), embora os cientistas não saibam exatamente por que isso ajuda. Em um estudo separado, pesquisadores finlandeses descobriram que uma dieta vegana mudou o microbioma intestinal, e que essa mudança estava ligada a uma melhoria dos sintomas de artrite.

Alguns cientistas estão se concentrando não sobre os micróbios, mas sobre os compostos que produzem. B. fragilis, por exemplo, pode aliviar a doença autoimune pela liberação de uma molécula chamada polissacarídeo A, ou PSA. Um microbiologista da Universidade de Harvard, Dennis Kasper, quem descobriu o composto, observou que quando dado o PSA, os camundongos são protegidos contra certas doenças autoimunes, incluindo esclerose múltipla.

Kasper diz o PSA pode ser uma forma mais eficaz e confiável para modificar o sistema imune do que ajustar o equilíbrio de micróbios. PSA também tem uma vantagem sobre os medicamentos usados agora para a doença autoimune por ser sutil. Em vez de suprimir todo o sistema imunitário – uma abordagem que tem desvantagens óbvias para o paciente – o PSA instrui as células do sistema imunológico para continuar a patrulhar atacar alvos inofensivos. No momento, os médicos não estão usando micróbios ou seus metabólitos em pacientes com artrite ou MS, mas Scher, como Kasper, é otimista: “Em 10 ou 15 anos eu acho que o microbioma será uma opção terapêutica importante para algumas destas doenças,”, diz ele. “Haverá desafios, mas eu não vejo por que isso não pode acontecer. Isto não é ficção científica.”

Autor: David Kohnjan
Traduzido por: Essentia Pharma
Fonte: http://www.theatlantic.com/health/archive/2015/01/joint-pain-from-the-gut/383772/

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
x