Notícias

29.07.2015

Como a vitamina D pode lutar contra o câncer de cólon

Níveis mais elevados de vitamina D têm sido associados com um risco reduzido de câncer de cólon em muitos estudos de observação. Uma nova análise encontrou uma razão possível.

Um tumor maligno contém não apenas células cancerosas, mas muitos tipos de células, algumas das quais afetam o quão rápido um tumor pode crescer ou espalhar. Entre eles há grupos de células do sistema imunitário chamados linfócitos T, ou células T, que podem direcionar as células tumorais e limitar o seu crescimento. Ter um tumor com mais células T correlaciona-se com um melhor prognóstico.

O estudo, publicado na revista Gut, incluiu 318 pessoas que haviam desenvolvido câncer colorretal, e 624 controles. Todos tiveram seus níveis de vitamina D medidos antes do aparecimento de qualquer tipo de câncer.

Quanto mais altos os níveis sanguíneos de vitamina D, menos prováveis as pessoas eram de desenvolver tumor colorretal. A vitamina D, os autores sugerem, interage com o sistema imunológico para evitar o crescimento deste tipo de tumor maligno.

“Este estudo realmente mostra que a vitamina D tem um efeito sobre a imunidade”, disse o autor sênior, Dr. Shuji Ogino, um professor associado de patologia no Dana-Farber Cancer Institute, em Boston, “e é o primeiro estudo a mostrar isto em uma população humana. A vitamina D aumenta a imunidade não apenas quanto ao câncer, mas também no combate a infecções”.

Autor: Nicholas Bakalar
Traduzido por: Essentia Pharma
Fonte: http://well.blogs.nytimes.com/2015/01/15/how-vitamin-d-may-fight-colon-cancer/

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
x